Postagens

Mostrando postagens de setembro, 2021

Antunes se deu mal( conto: A doença de Antunes- Lima Barreto )

Imagem
    Antunes queria enriquecer, Porém sua doença o veio entristecer, Pagar uma fortuna para não adoecer, Ou ficar com dinheiro e não irá comer, O cozido o fazia entristecer e quase enlouquecer.   Decidiu procurar o melhor médico da cidade, Pois sua prioridade é o cozido que é sua integridade, Eliminaria sua enfermidade e comeria na tranquilidade, Ficar sem o cozido afeta sua sanidade e mata sua funcionalidade.   Pagou à fortuna chorando, Porém o médico o curando o deixaria comemorando, Chegando no consultório o médico o avaliou e ele aguardou, O resultado foi inesperado e muito criticado, Pois o doutor falou que esse não tinha nada e nem valeu à jornada.   Antunes saiu bufando e seu cozido não seria mais produzido, O Médico não o curou e esse não gostou, Talvez poderia comer seu bacalhau e não seria nada mal, O cozido deve esquecer e Antunes você irá sobreviver.    

Xandu, o homem gelado ( livro as aventuras do doutor Bogonoff- Lima Barreto )

Imagem
  Xandu um homem de rara inteligência e de uma eficiência, Ele é ministro da agricultura e sua habilidade é uma belezura, A sua ideia era visionária e revolucionária.   A sua visão pega até a pasta da educação, Não precisamos de educação e sim de um frio de montão, Ele propôs que só o frio pode dar a salvação a nação.   Iremos instalar câmara frigorificas nas escolas, Pois na visão revolucionária do rapaz isso é fenomenal, Ele entende o frio como fundamental para a elevação social.   A ideia não é pagar bem os professores, E sim chamar os construtores de transgressores, O frio vai nos salvar e para a educação ninguém vai ligar, Uma nação evoluída não se faz com educação, Uma nação evoluída se faz com muita curtição.          

Capitu não traiu Bentinho( livro Dom Casmurro - Machado de Assis )

Imagem
  Capitu sempre amou Bentinho e ele é muito chatinho, Uma paixão que o começo foi delicado e ambos muito apaixonados, Capitu esperou anos pelo seu amor e como demorou, Uma paixão que deveria ser valorizada e não arruinada.   O ciúme enlouquecido destrói e somente corrói, Um tribunal não se faz apenas com um lado, Pois isso seria um ato banal e nada racional, No final o rapaz tinha seu emocional nada funcional.   Bentinho acusou Capitu e esse mesmo condenou, O relato é dele e isso faz a condenação com pouca sustentação, Ninguém é condenado somente por um lado, Pois isso faz o processo de validação um ato de perseguição.   O rapaz antes de acusar Capitu tentou se matar, Isso mostra que ele não estava com o juízo no lugar, Depois pensou em assassinar seu filho que esse devia amar, Bentinho estava obviamente fragilizado e nem um pouco ajuizado.   O filho na visão monocrática de Bentinho parece com Escobar, O engraçado que es...

O rei louco

Imagem
  À mulher do rei louco não vale nem um pouco, Essa adora amar o outro reinado e trai o alucinado, O rei louco é um tapado que oprimi a plebe com entusiasmo, Não acredito que ainda existe plebeu que ainda não percebeu, O rei louco só adora quem faz parte dos seus.   À mulher dele usou a mercadoria do reinado rival, Isso é um ato de trairagem e de picaretagem, A plebe deveria ser revolta e não seus pés beijar.   À assembleia que devia fiscalizar o rei louco, Essa decide se aliar ao marajá e a seus pés se deitar, Esses abanam o rabinho como se fossem um cachorrinho, Que sabe o chefinho joga um ossinho.        

Escobar VS Iara( livro Dom Casmurro- Machado de Assis )

Imagem
  Escobar se gabava por saber nadar e ria do mar, Gozava de Bentinho por ter mais agilidade e pouca vulnerabilidade, Tinha uma casa de frente para o mar e vivia a enfrentar, Ninguém achava que o filho do mar ousaria desafiar.   Escobar se lançava com arrogância para as águas nada fracas,   Um dia decidiu adentrar com arrogância e foi com muita distância, No fundo do mar tem a rainha que é outro patamar, Escobar ousou desafiar e essa não permitiu esse blasfemar.   Iara manda nas águas misteriosas e essa é muito odiosa, Escobar decidiu enfrentar para assumir o controle do mar, Mas a rainha não aceita desafiantes e achou ele um ser irrelevante.   À batalha entre Escobar e Iara aconteceu e o final alguém morreu, Isso definiria o destino do dominador do mar, Iara com dificuldade venceu e a rainha permaneceu e ele faleceu, Escobar morreu e sua família esse entristeceu.  

Prima Justina, a língua mais venenosa( Livro Dom Casmurro - Machado de Assis ).

Imagem
Fofoca é seu prazer e ama exercer, Falar da vida alheia sua profissão e essa ama de paixão, Quando a vítima não tem defeito à mulher cria um conceito, Prima Justina sua língua é venenosa, Nada bondosa e puramente asquerosa.   Essa devia buscar uma coisa para fazer e assim esquecer, Deixe a vida alheia em paz e não perturbe o rapaz, Para de criar suposições e busque fazer lições, Falar da vida alheia mostra a sua desocupação e falta de ocupação.   Talvez deveria achar um rapaz que apague sua fome voraz, Suspeito que você tinha paixão por Bentinho e coitado do rapaz, Trocar Capitu pela prima Justina seria algo nada eficaz, Suspeito que prima Justina gostaria de um ato voraz.   Prima Justina pare de falar da vida alheia e viva sua vida feia, Busque comentar com menos veneno e pare de inventar, Na hora de conversar não busque assunto na vida do oposto, Deus deu uma vida para cada ser e pare de querer se intrometer.    

Escobar, o inimigo número um da Língua Portuguesa ( livro Dom Casmurro - Machado de Assis )

Imagem
  Escobar fala que os números são mais valiosos, Escobar fala que existe regras ou letras inúteis, Toda regra é útil e conhecimento te faz menos fútil.   Escobar afirma que à Matemática é mais natural, Quer algo mais natural que a comunicação doutor ilusão, Não seja arrogante em atacar o idioma local, O Português é magico e puramente fantástico.   O energúmeno fala que letras dobradas não serve para nada, Pois ele vê muito mal à regra local, Machado de Assis e Betinho o contradiz, Eles veem muito bem e o professor manda muito bem.   Escrever errado pega mal e te faz um ser anormal, Busque não falar mal da língua local, Escobar és uma pessoa muito boçal.

A gata curiosa e as asas de Ícaro

Imagem
  A gata curiosa é muito laboriosa, Igual Dédalo essa busca fugir e decide agir, Ela vai infringir e vai tentar quase sempre fugir, Essa busca pela descoberta pode a autodestruir.   Olhando para a janela essa lembra Ícaro olhando e perguntando, Ícaro com sua curiosidade incessante e ela com dúvida pulsante, Ícaro acha o labirinto sua prisão e ela só que ampliar sua visão, A gata é curiosa e muito teimosa com sua insistência volumosa.   Ícaro e Dédalo conseguiram fugir e isso os fizeram prosseguir, Dédalo assim como os donos dos bichanos alerta do perigo, Mas isso faz nosso amigo amar ainda mais o desconhecido, Cuidado caro pequenino aqui é seu abrigo e não seu presídio.       A gata olhou pela janela e pensou em passar por ela, No outro lado tinha um cachorro bravo e essa não sabia do agravo, A curiosidade matou o gato é essa está a poucos passos, Salva pelo dono que a impediu e acudiu a levada.   Ícaro não ouviu e...

Crase não é bicho papão

Imagem
  A crase não é complicada só um pouco sofisticada, Atenda-se a usar antes da palavra feminina para assim não erra, Pode ocorrer em substantivo masculino, Porém o substantivo feminino tem que estar subentendido, E isso pode fazer você garantir seu destino.   Lembre-se também de usar em horas e coloque em sua memória, Acompanhado de verbo que indica destino se fixa como obstino, Utiliza antes de pronomes demonstrativos e estou sendo taxativo, Não ouse utilizar como facultativo para não perder seu prestigio.   A crase não deve ser temida e sim entendida, Para não se assustar busque estudar, E isso irá te ajudar a não naufragar, Para na vida não falhar e só sucesso acumular.        

Vogal, a princesa da sílaba

Imagem
    A vogal é disputada e muito requintada, Disputada e sempre muito bem acompanhada, A disputa é acirrada e chovem proposta para a dama da palavra, As vezes o tritongo ou até mesmo o ditongo fazem fila e ela desfila.   Ela é o núcleo da sílaba e sem ela não há nada, Porém ela não aceita ser ofuscada por nenhuma adversária, A vogal é acompanhada por semivogal e jamais por vogal, Não ouse misturar duas vogais para não acabar em mais lençóis.   Na hora de separar não ouse deixar a semivogal sem vogal, Pois para a semivogal essa é sua princesa fenomenal, A mulher da nobreza prefere ficar sozinha que perder sua grandeza, Não irá se misturar com outra realeza pra não perder sua certeza.  

Japonesa nervosa( uso do s com som de z)

Imagem
  A japonesa é muito nervosa e nada atenciosa, Tanto que criou uma tese sobre a Luísa, O tópico foi que a outra tinha roubado o presunto de seu pão fajuto, A discussão quase acaba numa crise e sempre costuma ter reprise.   Outro dia ela chamou o Jose de mentiroso e muito seboso, Ela soube que o rapaz propusera sua demissão ao diretor, A ausência dela deixava o clima da empresa de uma leveza, Em sua defesa podemos dizer que ela tem sangue da nobreza.   Ela é muito arisca e vai querer te paralisar e não deixar você falar, Irá tentar confundir a equipe e com isso comandar as ações, A japonesa tem um alto poder de manipulação, Tentará desunir para com isso prosseguir e no final se munir.   Ontem ela fez uma transação que quase acabou em confusão, O caixa eletrônico prendeu seu dinheiro e ela surtou, O bancário se assustou e ela o xingou e o rapaz gaguejou, Ela se empolgou e um tapa no rosto o acertou, Voltou do banco com uma indeniza...

As aparências enganam (livro: Memória de um Sargento de Milícia- Manoel Almeida )

Imagem
José Manuel parecia puramente gosto de mel, José Manuel parecia ser nada cruel, José Manuel o jeito injustiçado o fez adorável, Dona Maria o entregou sua protegida ao homem incrível,   Leandro ficou insustentável e acabou sendo escorraçado.   Quem vê ação não enxerga a real situação, Pois o grande José é o verdadeiro vilão, Depois do casório mostrou sua ambição, Trancafiou sua esposa por meio da coação e a jogou na prisão, Sua casa se tornou a sua prisão e agora ele mostrou sua intenção.   Queria a morte de Dona Maria para herdar cada quantia, José Manuel mostrou sua valentia, Esse agora não mentia e sim amaria a tirania, Porém dona morte não tem medo da valentia e o ceifou a garantia, José sentia sua hora chegar e nem pode iniciar uma dinastia.  

Um erro na comunicação me deixou numa grande confusão

Imagem
  Chegando em uma lanchonete pedi um chá com bolacha, Paguei a bebida com um cheque e olhei para a rua e vi um calhambeque, O atendente era um moleque e não sabia nem o que era aquele cheque, O moleque sentiu seu emprego em xeque.     Tentei consertar aquela situação e o estendi minha mão, Porém o rapaz se assustou e quase desmaiou, Gritei que não era um assalto e sim a tentativa de um reparo, O garoto se acalmou e seu uniforme arrumou.   Pedi o rapaz um salgado cosido e me assustei com o resultado, Ele trouxe o pastel todo costurado e ainda por cima estava furado, Eu disse que jamais iriamos nos entender e ele disse que iria se render.   O salgado devia ser cozido e não costurado, Porém foi trazido conforme o meu pedido, Cozido de cozinhar é com z e eu que sou o bandido, Sou um criminoso da língua e me senti oprimido e muito abatido.     Ao final peguei o dinheiro e coloquei uma nota de sem a mesa, Na saída fui ...

X: O carrasco

Imagem
  O x é duvidoso é muito habilidoso e não é nada piedoso, Usado após o ditongo e isso o faz vaidoso é nada caridoso, Pois o x é muito maldoso e ele não tem medo de nenhum famoso.   Para não passar vexame, Utilize o x em palavras que iniciem com o me e passe no exame, Pois isso te daria uma vida de madame, Conhecimento pode de dar um nome. A palavra que começa por en será com x, Fique bem e se mantenha zen,  Pois o estresse não te fará nada bem. O principal é não decorar, Pois isso pode te prejudicar, Busque o radical da palavra para não se prejudicar, O radical irá indicar o resultado e você só precisará aplicar, Isso irá te ajudar a não adivinhar e com isso a dúvida exterminar.            

O cortiço ( livro o cortiço- Aluísio Azevedo)

Imagem
    O cortiço elitizado ficou desanimado, Sem a bagunça das lavadeiras tudo ficou civilizado, Como isso é chato e pouco animado, O cortiço sem as brigas é muito organizado, João Romão que deveria ser assassinado.   O construtor é um impostor, Pois esse não é um gestor e sim um infrator, Expulsou a alma do cortiço e colocou no lugar o doutor, Caro João ladrão dinheiro não o faz um primor ou um redentor, Pois você é um doutor que se acha superior, Porém és um traidor que tem um forte fedor.   O cortiço ficou chato e isso é um fato, Sem a Rita tudo ficou de um frio abstrato, Sem a alma do cortiço tudo fica pacato, De uma frieza quase de imediato e esse é meu relato.